Além do material, escola investirá em aulas complementares, projeto voltado ao esporte e educação financeira
O coordenador do curso de Educação Física, Pedro Luiz Bulgarelli; a diretora do Colégio Elizanita Cristina Pimentel; e o diretor da Faculdade Max Planck, Pedro Stávale Junior
O
Colégio Max Planck apresentou para a imprensa, nesta quarta-feira,
15, seu novo projeto pedagógico, que inclui um novo material
didático, que oferece um conteúdo completo e atualizado, e ainda um
suporte online para aluno e professor. “Sabemos que nenhum material
por si só garante um ensino de qualidade, porém uma organização
da didática contribui muito com o professor na sua atuação”,
salienta a diretora do Colégio, a professora Elizanita Cristina
Pimentel.
Segundo
a diretora o novo material, que é da editora Moderna, vem de
encontro com a filosofia da instituição, que vê a escola como um
espaço de tratamento, organização e mapeamento das informações,
que são relevantes à construção de significados. Por isso, o
material escolhido para cada segmento enfatiza contextualização e
sistematização do conhecimento, contribuindo assim para que os
alunos transformem informação em conhecimento. “Nesse processo,
os alunos desenvolvem sua autonomia intelectual, tornando-se
protagonistas do seu processo de aprendizagem e agentes
transformadores de si mesmo e do mundo ao seu redor”.
Mas
as novidades não param por aí. Durante o encontro, a diretora
também falou sobre o novo sistema de avaliação, que inclui provas
colaborativas, o que permitirá maior integração entre as
disciplinas. Os alunos do Ensino Médio passam a contar com o ENEM
Max, um projeto que visa preparar o aluno para o Exame Nacional do
Ensino Médio (ENEM), estimulando-o e capacitando-o para a realização
da prova. O projeto que entra em vigor já neste ano letivo atenderá
os alunos desde o 1º até o 3º ano do Ensino Médio e estudantes de
outras escolas que tenham interesse, oferecendo aulas expositivas,
simulados, leitura e interpretação de textos, livros e editoriais.
“Muitas vezes o aluno se preparar o ano todo e na hora da prova não
consegue ir bem por razões diversas. Vamos prepará-lo de forma que
ele entenda como são apresentadas as questões do ENEM, para que
tenha resistência física e psicológica, que o permita controlar
seu tempo durante a avaliação, além de estimular seu senso
crítico, característica importante não apenas para esta prova,
como também para a vida profissional deste aluno”.
Já
o Ensino Fundamental 2 – que vai do 6º ao 9º ano – terá, em
sua grade curricular, aulas de interpretação e produção de
textos, além do Projeto Max Esportes,
que será realizado em parceria com a Faculdade de Educação Física
da Max Planck, sob a orientação do coordenador do curso, o
professor Pedro Luiz Bulgarelli, e oferecerá aulas de esportes fora
do horário de aula, para alunos do Colégio e também da comunidade.
“A proposta é auxiliar no processo educacional, por meio da
prática esportiva, criando uma cultura de respeito ao próximo,
responsabilidade social e disciplina”. O Max Esportes será aberto
ao público de acordo com a disponibilidade de vagas. A princípio
serão abertas seis turmas: duas de Handball masculino, e uma
feminina, duas de Futsal masculino e uma de Futsal feminino. As aulas
terão início no dia 27 de janeiro e as vagas remanescentes serão
abertas à comunidade a partir do dia 3 de fevereiro.
Outra
novidade é a inclusão da disciplina de Educação Financeira desde
o 1º ano do Fundamental 1 até o último ano do Ensino Médio.
“Precisamos ensinar nossas crianças e jovens para que, no futuro,
administrem o orçamento pessoal com sucesso, o que ainda é um
desafio para muitos adultos. Por isso, vamos ensiná-los a lidar com
dinheiro desde os primeiros anos da infância” salienta o diretor
da Faculdade Max Planck, Pedro Stávale Junior.
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